terça-feira, 8 de junho de 2010

O Automatismo - By Gleice

Segundo o dicionário Aurélio Automatismo é a qualidade ou estado do que é automático; movimento inconsciente, involuntário; falta de vontade própria.

Disse Rubem Alves me sua crônica Estou ficando louca: "Aves engaioladas são sempre banais e podem ser compradas em qualquer lugar..." Até que ponto estamos presos no nosso automatismo? Até quando ficaremos engaiolados nos nossos conceitos, nas teorias decoradas, nas definições pré-estabelecidas?

Precisamos parar para pensar sobre nossas experiências, fazer silência para nos escutar e com isso desenvolver um olhar diferenciado e perceptivo.

Necessitamos sair de nós mesmos e romper esse tal automatismo, assim haverá a possibilidade de mudarmos de atitude e seremos capazes de viver cada coisa a seu momento.

Podemos até parecer loucos por perceber pequenas coisas, aquelas coisas que realizamos todos os dias e não notamos, mas será que os loucos não são aquels que escolhem a escuridão?

Rubem alves falou bem: "...sou um caçador de palavras...", o conhecimento nos transforma, nos modifica, nos aperfeiçoa e visa o notório saber.

O dicionário Aurélio ainda define o automatismo como uma prática de atos de tipo não reflexo, sem orientação consciente por parte daquele que os executa. Nesse sentido a Psicologia, em sua essência mais ampla, encontra sua vez, servindo como "ferramenta para trazer à consc~iência conteúdos insconcientes, e assim podermos resignificar nosso cotidiano de uma forma mais reflexiva e com autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário